v. 5, n. 9 (2012)

Sumário

Editorial

Editorial PDF/A
  1-3

Apresentação

Ambientes Virtuais: educação e difusão do conhecimento na sociedade contemporânea PDF/A
Dr. Dante Galeffi (UFBA), Dndª. Kathia Marise Borges Sales (UNEB) 4-7

Artigos Temáticos

Hipertextualidade e ambientes virtuais de aprendizagem:encontros e desencontros de uma mudança paradigmática PDF/A
Dndº. Emanuel do Rosário Santos Nonato (UNEB), Dndª. Mary Valda Souza Sales (UFBA) 8-33
A autonomia tecnológica nos processos de formação: oferta curricular semi-presencial em cursos presenciais de graduação PDF/A
Dndº. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro (UNEB), Dndª. Kathia Marise Borges Sales (UNEB) 34-50
Investigar la educación virtual desde una experiencia concreta, reflexiones ontológicas, epistemológicas, metodológicas y técnicas PDF/A
Ana Claudia Rozo Sandoval, Javier Adolfo Peña Sánchez 51-66
Utilizando o Moodle para avaliar o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial em alunos que participaram de curso sobre BIM PDF/A
Dndª. Érica de Sousa Checcucci (UNIVASF), Dr. Dante Augusto Galeffi (UFBA) 67-87
Aprendizagem mediada por computador: metodologia para desenvolvimento e aplicação de um software de simulação na formação de gestores em sistemas locais de produção PDF/A
Dndº. Jader Cristiano Magalhaes Albuquerque (UNEB), Dr. Renelson Ribeiro Sampaio (UFBA) 88-110
Perspectiva teórico epistemológica da modelagem conceitual relacionada com a análise cognitiva e semiótica no contexto da difusão do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem PDF/A
Dr. Eduardo M. F. Jorge (UNEB) 111-131
Participación, interactividad y diálogo de saberes en Flor de Ceibo proyecto universitario mediado por las TIC en Uruguay PDF/A
Dndª. Ana María Casnati (Universidad de la Republica-Uruguay) 132-153
Ambientes virtuais de aprendizagem como uma entidade complexa PDF/A
Drª. Teresinha Fróes Burnham (UFBA), Dndº. Marcus Túlio Pinheiro (UNEB), Dndª. Marise Oliveira Sanches (UFBA) 154-172

Entrevista Temática

A emergência da análise cognitiva. Dndª. Jocelma Almeida Rios (IFBA) entrevista Drª. Teresinha Fróes Burnham (UFBA) PDF/A
  173-195

Resenhas

Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebro e máquinas — e como ela pode mudar nossas vidas PDF/A
Dndª. Lisiane Weber Oliveira (SEC-BA) 196-198

Artigos

Usage des TIC dans la recherche en psychologie pour la realisation d’un recit de vie en bande dessinee: developpement de competences chez le chercheur PDF/A
Drª. Nadja Acioly Régnier (Université Claude Bernard Lyon 1-França), Dndª. Marie Baraud (Université Lumière Lyon 2-França) 199-214
Percursos formativos por meio da escrita narrativa na educação a distância PDF/A
Drª. Tânia Mara Cruz (PPGE-Unisul), Dr. Sandro Braga (PPGCL-Unisul) 215-233
A construção de saberes para uma escola que protege: notas sobre a formação de educadores/as na modalidade de ensino a distância PDF/A
Drª. Patrícia de Moraes Lima (UFSC), Dndª. Marta Corrêa Moraes (UFSC), Dndº. Rogério Machado Rosa (UFSC) 234-246
El largo camino desde sus orígenes como correccional: la educación tecnica y tecnológica en el Uruguay PDF/A
Gradª. Graciela Cafferatta (Universidad de la República-Uruguay), Gradº. Leandro Pereira (Universidad de la República-Uruguay), Drª. Adriana Marrero (Universidad de la República-Uruguay) 247-259
O nascimento da ficção PDF/A
Dndª. Raquel Schefer (Université de la Sorbonne-Paris 3) 260-279
A concepção de álgebra na proposição de Davydov para o ensino de número PDF/A
Dr. Ademir Damázio (PPGE-UNESC), Drª. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE-Unisul), Drª. Ledina Lentz Pereira (UNESC), Drª. Elaine Vieira Banhar (UNESC) 280-299
A percepção de uma adolescente multirrepetente sobre sua trajetória escolar PDF/A
Gradª. Camile Martinelli Silveira (Unisul), Drª. Leonete Luzia Schmidt (PPGE-Unisul) 300-317