Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 9, n. 15 (2015): Educação e infância: diálogos disciplinares LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DO LEITOR: ATUAÇÃO DOCENTE E PARTICIPAÇÃO DOS PEQUENOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Resumo  PDF
Heloísa Andreia de Matos Lins, Carla Fernanda Brito Bispo
 
v. 12, n. 21 (2018) FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E (RE)EDUCAÇÃO DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma experiência no município de Curitiba Resumo  PDF/A
Flávia Carolina da Silva, Lucimar Rosa Dias
 
v. 10, n. 18 (2016) DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES Resumo  PDF/A
ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES, RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA, ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
 
v. 12, n. 21 (2018) ARTE NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: PROCURA-SE! Resumo  PDF/A
Luciana Esmeralda Ostetto, Greice Duarte de Brito Silva
 
v. 12, n. 21 (2018) CRIANÇAS FAZENDO ARTE: processos de criação artística e formação profissional docente para a educação infantil Resumo  PDF/A
Sandra Mara da Cunha
 
v. 10, n. 18 (2016) DA NECESSIDADE DE UMA DEMOCRACIA COGNITIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Resumo  PDF/A
Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
 
v. 14, n. 26 (2020) FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E O PENSAMENTO CRÍTICO: UM ESTUDO DE CASO Resumo  PDF/A
Vivian dos Santos Calixto, Neide Maria Michellan Kiouranis
 
v. 2, n. 3 (2009) Tomadas de posição, formação e trabalho: acolhida e emancipação na gestão do CPCA Resumo  PDF
Leandro R. Pinheiro
 
v. 8, n. 14 (2014): Educação do corpo FORMAÇÃO, TÉCNICA, CORPO: CONTRIBUIÇÕES DE HERBERT MARCUSE Resumo  PDF
Danielle Torri, Alexandre Fernandez Vaz
 
v. 10 (2016): nº Esp. - A Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade EaD: Realizações e Perspectivas da Rede e-Tec Brasil REFLEXÃO COMPARTILHADA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO RELAÇÕES CTS Resumo  PDF/A
Fernando Cesar Ferreira, Lenice Heloisa de Arruda Silva
 
v. 10, n. 17 (2016): Políticas para o Ensino Médio/Secundário: experiência de Argentina, Brasil e Espanha A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Resumo  PDF/A
Gilvan Luiz Machado Costa, Claudinéia da Silva Oliveira, Gilvan Medeiros
 
v. 10, n. 17 (2016): Políticas para o Ensino Médio/Secundário: experiência de Argentina, Brasil e Espanha FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E ESTÉTICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: APRENDIZAGENS DOCENTES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Resumo  PDF/A
Ana Cristina Moraes, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Bernadete Souza Porto, Rogério Adolfo Moura
 
v. 12, n. 21 (2018) FORMAÇÃO INICIAL E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo  PDF/A
Valdete Côco
 
v. 5, n. 9 (2012) Aprendizagem mediada por computador: metodologia para desenvolvimento e aplicação de um software de simulação na formação de gestores em sistemas locais de produção Resumo  PDF/A
Dndº. Jader Cristiano Magalhaes Albuquerque (UNEB), Dr. Renelson Ribeiro Sampaio (UFBA)
 
v. 8, n. 14 (2014): Educação do corpo O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PROBLEMA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS CONTRIBUIÇÕES DE LEE SHULMAN E DE V. V. DAVYDOV Resumo  PDF
Valdivina Alves Ferreira, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas
 
v. 12, n. 21 (2018) A ESCUTA DAS CRIANÇAS E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo  PDF/A
Katia Adair Agostinho
 
v. 12, n. 21 (2018) APRENDER A SER EDUCADOR COM A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA Resumo  PDF/A
Isabel Bruno Fialho, Ana Artur
 
v. 8, n. 13 (2014): Relações Étnico-raciais, Gênero e Educação AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS LICENCIATURAS: O QUE DIZEM OS CURRÍCULOS ANUNCIADOS Resumo  PDF
Joana Célia dos Passos
 
v. 11, n. 20 (2017) O COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA PRÁTICA DE JOAQUIM JOSÉ DE ARAUJO: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL IMPERIAL Resumo  PDF/A
Cintia Gomes da Silva, Roseane Maria de Amorim
 
v. 14, n. 25 (2020) PEDAGOGIA DE MOVIMENTO : REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Resumo  PDF/A
Reiner Hildebrandt-Stramann
 
v. 8, n. 14 (2014): Educação do corpo FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR Resumo  PDF
Márcia Cristina Américo
 
v. 11, n. 19 (2017) A EAD COMO UM HORIZONTE DE NOVAS POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS: O CASO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL Resumo  PDF/A
Lauro Roberto Lostada, Dulce Márcia Cruz
 
v. 10, n. 18 (2016) NARRATIVAS DOS PIBIDIANOS DE HISTÓRIA: PROCESSOS DE EMPODERAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR Resumo  PDF/A
Mariseti Cristina Soares Lunckes, Rosária Helena Ruiz Nakashima, Jéssica Alves de Sales
 
v. 12, n. 21 (2018) REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI Resumo  PDF/A
Andrea Cristiane Maraschin Bruscato, Nalu Farenzena
 
v. 12, n. 21 (2018) A FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DE INFÂNCIA: DA EXIGÊNCIA E COMPLEXIDADE DA PROFISSÃO AO PROJETO DE FORMAÇÃO NA UniverCidade DE ÉVORA Resumo  PDF/A
Maria Assunção Folque
 
v. 12, n. 22 (2018) INDICADORES EDUCACIONAIS COMO ESTRATÉGIAS: CHAVES PARA COMPREENDER A NOVA GOVERNAMENTALIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE Resumo  PDF/A
Karina de Araújo Dias
 
v. 8, n. 13 (2014): Relações Étnico-raciais, Gênero e Educação DESAFIOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (GDE) NO ESTADO DE SANTA CATARINA Resumo  PDF
Miriam Pillar Grossi, Mareli Elaine Graupe
 
v. 1, n. 1 (2008) Antropofagia cultural brasileira e educação – contribuições ecologistas para uma pedagogia da “devoração” Resumo  PDF
Valdo Barcelos, Ivete Souza da Silva
 
v. 4: nº. Esp. (2011) Espiritualidade e formação humana Resumo  PDF
Ferdinand Röhr
 
v. 12, n. 21 (2018) CONCEPÇÕES DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTE E EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE UM GRUPO DE PESQUISA: PANORAMA DE UM PERCURSO DE INVESTIGAÇÕES Resumo  PDF/A
Adrianne Ogêda Ogêda Guedes, Michelle Dantas Ferreira
 
v. 12, n. 21 (2018) FORMAÇÃO ARTÍSTICA E ESTÉTICA: REFLEXÕES PARA ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo  PDF/A
Vinícius Stein, Marta Chaves
 
v. 8: nº Esp. (2014) - Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural O PROBLEMA LÓGICO-HISTÓRICO, APRENDIZAGEM CONCEITUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Resumo  PDF
Vanessa Dias Moretti
 
v. 3, n. 5 (2010) Escolas étnicas no Brasil e a formação do estado nacional: a nacionalização compulsória das escolas dos imigrantes (1937-1945) Resumo  PDF
Lúcio Kreutz
 
v. 12, n. 21 (2018) BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR! A presença das Artes na formação em Educação da Universidade de Évora Resumo  PDF/A
Isabel Bezelga
 
v. 12, n. 21 (2018) REDIMENSIONANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O FAZER DOCENTE A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESCUTA Resumo  PDF/A
Niqueli Streck Machado, Maria Carmen Silveira Barbosa
 
v. 13, n. 24 (2019) A ARTESANIA, O DIÁLOGO E A COOPERAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA A DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo  PDF/A
Carolina Gobbato, Maria Carmen Silveira Barbosa
 
v. 12, n. 21 (2018) SINGULARIDADES NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo  PDF/A
Mônica Martins Samia
 
v. 2, n. 3 (2009) Energia: um conceito presente nos livros didáticos de Física, Biologia e Química do ensino médio Resumo  PDF
Maria Cristina Pansera de Araújo, Sandra Nonenmacher
 
v. 13, n. 23 (2019) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA SOBRE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COM FOCO NO ENSINO JURÍDICO Resumo  PDF/A
Flávia Eliana de Melo Colucci, Angélica Góis Morales, Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
 
v. 1, n. 2 (2008) Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente Resumo  PDF
José Valdinei Albuquerque Miranda
 
v. 13, n. 23 (2019) PIBID PEDAGOGIA: ESPAÇO PARA FORMAÇÃO APRENDIZAGEM E REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS NO CAMPO SOCIOAMBIENTAL Resumo  PDF/A
Maria das Graças da Silva, Rejane Pinheiro Chaves Pinheiro Chaves, Jessyca Moraes de Oliveira Moraes de Oliveira
 
v. 8, n. 14 (2014): Educação do corpo A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CURITIBA Resumo  PDF
Rozane Marcelino de Barros, Cristina Carta Cardoso de Medeiros
 
v. 10 (2016): nº Esp. - A Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade EaD: Realizações e Perspectivas da Rede e-Tec Brasil METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE MATRIZ CURRICULAR: INTEGRAÇÃO E TRANSVERSALIDADE Resumo  PDF/A
Araci Hack Catapan, Clóvis Nicanor Kassick, Walter Ruben Iriondo Otero
 
v. 8, n. 14 (2014): Educação do corpo PROBLEMATIZANDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SERIAM O ACESSO À CULTURA E A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS? Resumo  PDF
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, Sérgio Roberto Chaves Junior, Sidmar Santos Meurer
 
v. 12, n. 22 (2018) EDUCAÇÃO SEXUAL E PROFESSORES DE UM CURSO DE MEDICINA: A VIVÊNCIA NUMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO CURRICULAR Resumo  PDF/A
Yalin Brizola Yared, Sonia Maria Martins de Melo
 
v. 10, n. 17 (2016): Políticas para o Ensino Médio/Secundário: experiência de Argentina, Brasil e Espanha POLÍTICAS EM DISPUTA NO ENSINO MÉDIO: UM CONSENSO EXCLUDENTE? Resumo  PDF/A
Eliza Bartolozzi Ferreira, Silvana Ventorim, Wagner dos Santos
 
v. 1, n. 1 (2008) Formação continuada do professor de matemática: produções pessoais Resumo  PDF
Ademir Damásio
 
v. 12, n. 21 (2018) O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA DINAMARCA: ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA Resumo  PDF/A
Jytte Juul Jensen, Lenira Haddad
 
v. 8: nº Esp. (2014) - Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural ENSINO DESENVOLVIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Resumo  PDF
Thalitta de Carvalho Peres, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas
 
v. 4, n. 7 (2011) Formação continuada em educação especial: o atendimento educacional especializado Resumo  PDF
Fabiane Romano de Souza Bridi
 
v. 2, n. 4 (2009) A (des)igualdade entre mulheres e os impasses da formaçao feminista Resumo  PDF
Tânia Mara Cruz
 
v. 9, n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade? FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES Resumo  PDF
Meirecele Calíope Leitinho, Ana Maria Iorio Dias, Ana Maria Iorio Dias
 
v. 5: nº Esp. 2 (2012) Filosofia na escola e na formação de professores: por quê? Para quê? Resumo  PDF/A
Rejane Schaefer Kalsing
 
v. 5: nº Esp. 2 (2012) Educação ambiental, formação docente e pós-colonialismo Resumo  PDF/A
Leandro Belinaso Guimarães
 
v. 1, n. 1 (2008) A formação de professoras alfabetizadoras Resumo  PDF
Maria Aparecida Lapa de Aguiar
 
v. 5, n. 9 (2012) A construção de saberes para uma escola que protege: notas sobre a formação de educadores/as na modalidade de ensino a distância Resumo  PDF/A
Drª. Patrícia de Moraes Lima (UFSC), Dndª. Marta Corrêa Moraes (UFSC), Dndº. Rogério Machado Rosa (UFSC)
 
v. 1, n. 1 (2008) Inclusão escolar e formação continuada de professores: relações e contrapontos Resumo  PDF
Simone Giardi Andrade
 
v. 12, n. 22 (2018) A FORMAÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E A CRÍTICA AO PATRIARCADO: SUBORDINAÇÕES E RESISTÊNCIAS DE MULHERES PROFESSORAS Resumo  PDF/A
Ana Paula Costa, Cláudia Pereira Vianna
 
v. 5, n. 9 (2012) Percursos formativos por meio da escrita narrativa na educação a distância Resumo  PDF/A
Drª. Tânia Mara Cruz (PPGE-Unisul), Dr. Sandro Braga (PPGCL-Unisul)
 
v. 7, n. 12 (2013) POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM FLORIANÓPOLIS/SC Resumo  PDF
Thaís Regina De Carvalho
 
v. 9, n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade? O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB NO CENÁRIO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA Resumo  PDF
Francisco das Chagas Silva Souza, Silvia Helena dos Santos Costa e Silva
 
v. 9, n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade? RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE: UMA LEITURA NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA/BRASIL Resumo  PDF
Paulino Eidt, Roque Strieder
 
1 a 62 de 62 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"