Efeitos da aplicação da eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS) sobre a dor e volumes pulmonares em indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca

Caroline Lopes Machado, Renata Mendes Brito, Luana Meneghini Belmonte

Resumo


Introdução: A cirurgia cardíaca é o prognóstico de muitas cardiopatias, mas em decorrência da agressividade deste procedimento, a ocorrência de dor perincisional e por consequência, a diminuição dos volumes e capacidades pulmonares no pós-operatório é frequente, aumentando o risco de complicações e os índices de morbimortalidade. Objetivos: Analisar os efeitos da TENS sobre a dor e volumes pulmonares em indivíduos submetidos a cirurgia cardíaca. Materiais e Métodos: Foram incluídos ao estudo todos os indivíduos submetidos a cirurgia cardíaca em janeiro de 2016, em um hospital da grande Florianópolis, que aceitaram participar do estudo e atenderam os critérios de inclusão. Foi realizada a avaliação da dor, volume corrente e volume minuto antes e após a aplicação da TENS. Para a análise estatística, foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0 (SPSS). Resultados: Na avaliação pré-TENS foi observado média da EVA 7,4±0,9, na reavaliação a média foi de 5,5±0,8, deste modo houve redução estatisticamente significativa da dor após a TENS (p<0,05). Decorrente a diminuição do quadro álgico, obtivemos aumento significativo do VC e VM, no pré-TENS a média encontrada foi, respectivamente, 310,07±145,46 ml e 6460,8±2629,05 ml/min, após a aplicação da corrente os valores foram, na ordem, 475,25±138,23 ml e 8294,2±2259,9 ml/min (p<0,001). Conclusões: No presente estudo a utilização da TENS demonstrou ser eficaz no controle da dor, e por consequência, no aumento dos volumes pulmonares. Sugere-se que novos estudos sejam realizados.

Palavras-chave


Cirurgia Cardíaca; Dor; Estimulação elétrica nervosa transcutânea; Fisioterapia.  

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. fisioter. reab., Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, ISSN

 

Licença Creative Commons
O trabalho Revista Fisioterapia & Reabilitação de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/RFR está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.