A Revista ReTIC , é editada sob a responsabilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina e sob a égide de uma área de conhecimento na qual a universidade apresenta cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, tais como: Sistemas de Informação, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação, Informática Licenciatura, Sistemas para Internet, Ciência da Computação, Especialização em Engenharia de Projetos de Software, Gerência de Projetos em TI, Governança em TI, Gestão de Segurança em TI e Banco de Dados.

A revista visa divulgar a produção científica nacional nas áreas de educação tecnológica e tecnologia computacional aplicada em ciências, engenharias, processos de gestão e demais áreas que necessitem das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para solucionar seus problemas, servindo também como um ambiente que propicie troca de experiências e ideias entre pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam nestas áreas de aplicação.

Política padrão de seção

Políticas de Secção

São objetos de publicação na revista:

• Artigos Originais – produções de reflexão teórica e/ou revisão crítica da literatura; estudos de investigação empíricos; investigação e práticas com as TIC. Indexado; avaliado pelos pares.
  • Relatos de Experiência - produções originais que descrevem precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a área científica. Indexado; avaliado pelos pares.
  • Tutorial - Indexado; avaliado pelos pares.
  • Casos de Ensino – Indexado; avaliado pelos pares.

Critérios de avaliações dos textos

Todo artigo submetido é apreciado por dois avaliadores, por meio do sistema Blind Review. Caso necessário o artigo pode ser enviado para um terceiro avaliador.

Política de detecção de plágio

O plágio constitui uma ameaça à qualidade das publicações científicas. A equipe editorial da revista promoverá a detecção de plágio utilizando softwares em todos os
artigos submetidos para publicação, rejeitando liminarmente os que não oferecerem garantias de originalidade.

A Revista ReTIC, é uma revista de publicação semestral. O período de submissão se dá nos meses de 1º. de fevereiro a 15 de junho (no primeiro semestre) e de 1º. de agosto a 15 de dezembro (no segundo semestre).

Informação sobre as edições

Pretende-se que em cada edição se tenha:

• no mínimo 7 e no máximo 15 artigos;
  • até dois relatos de experiência;
  • até 2 tutoriais.
  • Até 2 casos de ensino.