Histórico do periódico

O conhecimento desenvolvido pela ciência é compartilhado com os diferentes atores da sociedade por meio da comunicação. Segundo Leite as publicações periódicas “ têm o papel de comunicar e disseminar o conhecimento gerado a partir de pesquisas e estudos; conferir a propriedade intelectual ao autor ou a prioridade de autoria; servir de memória, fonte educacional e histórica da produção intelectual; servir como instituição social atribuindo prestígio e reconhecimento a autores, a instituições, a editores e avaliadores, sendo imprescindíveis na definição e legitimação de novos campos do conhecimento” (LEITE, 2008, p. 727). As revistas científicas representam um canal de comunicação formal e segundo a autora promovem a disseminação da ciência e de legitimação da autoria das descobertas científicas.

As universidades, por sua vez, são instituições naturalmente associadas à produção e disseminação do conhecimento científico, dado que entre suas atribuições está o desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, é natural que a universidade promova iniciativas de disseminação do conhecimento científico em veículos periódicos que resultem de processos editoriais de qualidade. É para responder a esse tipo de compromisso que este projeto propõe a criação de uma revista científica sobre temáticas associadas à tecnologia da informação e da comunicação (TIC), vinculada à Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).