Processo de Pesquisa Adaptado para a Investigação em Inovação em Educação a Distância segundo a Abordagem Design-Based Research

Ana Luisa Mülbert, Alice Theresinha Cybis Pereira

Resumo


A pesquisa em educação, apesar de seu crescimento notório, está ainda pouco voltada para promoção da inovação em práticas pedagógicas. A pesquisa nesta área é, com certa frequência, pouco pragmática e frequentemente divorciada dos problemas e questões da prática diária. Para preencher essa necessidade por pesquisas mais comprometidas com a realidade educacional emerge a abordagem de pesquisa Design-Based Research (DBR) ou Pesquisa de Desenvolvimento em educação. O objetivo desse artigo é apresentar um processo de pesquisa baseado nos princípios da DBR especialmente aplicável à inovação em educação a distância (EAD). O ponto de partida é o processo de pesquisa DBRIEF (Design-Based Research in Innovative Education Framework) proposto por Dix (2007). A partir dele, e com o suporte da literatura científica, propõe-se adaptações para contemplar características específicas do contexto da EAD. Por fim, demonstra-se como esse processo foi aplicado em uma pesquisa já realizada sobre a implementação de mídias móveis na EAD.


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R. Tecnol. Inf. Comun., Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2526-6004