Ciência, mídia, estado e sociedade: o discurso de divulgação científica na Internet

Simone de Mello de Oliveira

Resumo


No presente artigo fazemos um estudo do discurso de divulgação científica através dos blogs de divulgação científica do Anel de Blogs Científicos da USP, nos quais analisamos a designação de nomes como “informação”, “divulgação” e “notícia”, palavras centrais nos blogs analisados. Para essas análises fazemos uso de um recorte no corpus de análise que fica delimitado pelo anúncio de início e término da pandemia de Gripe Suína ou Influenza A H1N1, pela Organização Mundial da Saúde. Para este trabalho consideramos a designação em uma perspectiva enunciativa e tomamos como procedimentos de análise aqueles apresentados pela Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães. Dessa forma, observamos o efeito da posição sujeito de divulgação caracterizado pelo “copiar e colar” que pouco distancia o sujeito da divulgação da simples reprodução do que encontra.

Palavras-chave


Discurso; divulgação científica; internet

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R. cient. ci. em curso, Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2317-0077