Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental tem o propósito de estabelecer um vínculo entre a Academia e a sociedade, pela apresentação e produção de conteúdos acadêmico-científicos das engenharias, da tecnologia em gestão ambiental, da administração assim com das ciências humanas e sociais aplicadas.
Dessa forma, permite a aplicação e a evolução dos delineamentos teóricos entre outras descobertas que merecem e devem ser publicadas e divulgadas para a sociedade.
A revista propõe incrementar à produção acadêmica abrindo espaços para a publicação científica na Área de Gestão e Sustentabilidade Ambiental. Oportunizam ao seu Corpo Docente e Discente estímulo à produção de novos conteúdos, análises e pesquisas científicas e assim promove a Universidade, os Cursos, Professores, Pesquisadores e Acadêmicos.
O público alvo será composto por:
• Acadêmicos, professores  e pesquisadores do Curso de Gestão Ambiental da Unisul, Campus Virtual e dos demais Cursos da Unisul com concentração e ações nesta área;
• Profissionais do setor, professores e pesquisadores de outras Instituições com produção científica na área de interesse;
• Comunidade Acadêmico-Científica disposta a estabelecer um canal de comunicação por meio de fórum de publicação e discussão de conteúdos relativos à Gestão e a Sustentabilidade Ambiental.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos de Caso

Publicar os estudos de casos de acadêmicos e professores vinculados à gestão e sustentabilidade ambiental.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas e pesquisa de campo

Publicar resenhas de acadêmicos e professores realizadas no âmbito acadêmico ou à campo, devidamente elaboradas e encaminhadas à RG&SA.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Monografias

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Monografias

Publicar monografias de Pós Graduações da Unisul e outras IES, com fulcro na área ambiental e na sustentabilidade.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Veicular entrevistas com lideranças, professores, autoridades, profissionais, ligados ao ensino, pesquisa e extensão, assim como as políticas públicas e ou atividades privadas relacionadas ou inerentes à gestão e sustentabilidade ambiental.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos recebidos serão avaliados em duas etapas. Na primeira, realizada pelos editores após a retirada do nome do articulista, o texto pode ser desqualificado:

a) se não estiver de acordo com as normas da revista e da ABNT;

b) se for apenas uma revisão de literatura sem posicionamento crítico;

c) se apresentar redação imprópria (inadequação quanto aos gêneros aceitos pela revista, problemas de coesão, etc.); e

d) se apresentar problemas de formatação (parágrafos feitos na barra de espaços, linhas em branco entre parágrafos e referências, gráficos e figuras que dependam de cores para serem lidos, etc.).

Na segunda etapa, os textos selecionados são enviados a avaliadores cadastrados, que avaliam a qualidade de escrita e de conteúdo. Se este avaliador emitir parecer negativo em relação ao item submetido para análise, o mesmo poderá ser submetido a um novo avaliador, havendo discordância de pareceres, será solicitado um terceiro parecer sobre o trabalho para sua publicação ou não.
Se a matéria for aceita para publicação, a revista permite-se introduzir ajustes de formatação ou mesmo pequenos ajustes de conteúdo. Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para os autores para que sejam reformulados. Nesses casos, a comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.
O autor deve ser comunicado do recebimento da sua colaboração no prazo de até dez dias e, do resultado da avaliação do seu trabalho, em até seis meses após a data da primeira comunicação.

Nos casos em que os seis meses não sejam suficientes para o fim do processo de tramitação, os autores serão comunicados de que seu artigo ainda encontra-se em avaliação.


 

Periodicidade

A Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental tem periodicidade trimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de acesso

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Qualis Capes

B2 - Ciências Ambientais