ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO EM UMA INDÚSTRIA DE ISOPOR®

Aline Marjorie Forlin, Loreni Teresinha Brandalise, Geysler Rogis Flor Bertolini

Resumo


Este estudo analisou o ciclo de vida do produto EPS, mais conhecido como isopor®, e buscou conhecer a percepção de seus clientes em relação ao produto. O estudo de caso foi bibliográfico e exploratório com corte transversal no mês de setembro de 2011. Foram pesquisados 40 clientes da empresa enquadrados na classe A segundo a Classificação de Pareto, relacionada ao faturamento total da empresa no período de 01 de agosto de 2010 a 31 de agosto de 2011. Os dados foram obtidos por meio de entrevista não estruturada aplicada ao gerente de produção e também por meio de aplicação de um questionário, adaptado do modelo VAPERCOM, composto por quatro conjuntos de perguntas fechadas de múltipla escolha com alternativas pré-estabelecidas. Os dados são apresentados por meio de gráficos e tabelas, quanti e qualitativamente. No que se refere à classificação da empresa na Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV), seu produto possui forte característica ecologicamente correta nas etapas processo de produção, utilização do produto e pós-utilização do produto e, fraca característica ecologicamente correta nas etapas matéria prima e descarte do produto. Quanto à percepção de seus clientes, constatou-se que os mesmos possuem frequente preocupação em todas as cinco etapas da ACV.

Palavras-chave


ACV; Percepção ambiental; Vapercom; EPS

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014201-228

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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