COMPARAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO COTIDIANO DOS EDUCANDOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE E ELETRÔNICA DO IFMT

Francesca Elvira Gomes Chastineth Barbosa, Adriana Paiva de Oliveira

Resumo


Os problemas sociais e ambientais enfrentados nos tempos atuais mostram a necessidade da criação de condições para transformações comportamentais e culturais, gerando assim um novo estilo de desenvolvimento para a sociedade. Frente ao exposto, este trabalho teve como objetivo comparar a formação da consciência ambiental dos educandos do Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente e de Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista e Cuiabá. Para isto foi feita uma pesquisa qualitativa e quantitativa por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado constituído de 16 questões objetivas e uma dissertativa. Os resultados foram analisados e tabulados. Apesar dos educandos do Ensino Médio Integrado em Meio ambiente e Eletrônica apresentarem formações acadêmicas distintas, não houve diferenças relevantes nas respostas das questões que abordaram uma postura pessoal, pois ambos optaram pelas mesmas alternativas. Diferenças foram detectadas apenas em questões que necessitavam de um maior envolvimento com a temática ambiental. Estes resultados sugerem que uma maior compreensão sobre o tema, bem como, atitudes individuais e a prática da cidadania sobre a nova realidade socioambiental pode corroborar para os educandos terem uma visão mais consciente sobre meio ambiente.

Palavras-chave


sensibilização ambiental; meio ambiente; cotidiano.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v2e2201369-87

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.