APLICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS NUMA ESCOLA EM TAQUARAS, RANCHO QUEIMADO

Luciano Dutra, Suely Ferraz de Andrade, Norma Beatriz Camisão Schwinden, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Resumo


Este artigo apresenta a aplicação prática de estratégias de eficiência energética e o uso de fontes renováveis de geração de energia no contexto do Projeto REGSA (Promoting Renewable Electricity Generation in South America). O local de intervenção é a escola pública elementar Roberto Schütz, no município de Rancho Queimado, em Santa Catarina. A pesquisa feita preliminarmente englobou a análise bioclimática do local e a análise da iluminação de quatro salas de aula e da biblioteca da escola. Estas análises apontaram dois principais problemas: a carência de adequada iluminação nestes ambientes e o desconforto térmico no inverno pela falta de água aquecida nos sanitários da escola. As intervenções feitas incluíram nova pintura das paredes e tetos dos ambientes analisados, instalação de um novo sistema de iluminação artificial mais eficiente e a geração de energia elétrica de forma renovável através de painéis fotovoltaicos. Um sistema de aquecimento solar de água feito de garrafas PET foi também proposto, mas sua instalação ainda não está concluída. As quatro salas de aula e a biblioteca estão sendo beneficiadas com estas técnicas, trazendo maior conforto ambiental para os estudantes e professores da escola.

Palavras-chave: Eficiência Energética; Arquitetura Bioclimática; Energia Renovável.


Palavras-chave


Eficiência Energética; Arquitetura Bioclimática; Energia Renovável

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e120143-25

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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