MARKETING VERDE: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E SOCIOMÉTRICA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Henrique César Melo Ribeiro, Rosany Corrêa, Maria Tereza Saraiva de Souza

Resumo


Investigou-se, por meio deste artigo, o perfil das pesquisas e a evolução do tema Marketing Verde nos artigos publicados nas Revistas Qualis B2 a A1, no período de 1992 a 2011. Foi um estudo exploratório, de análise bibliométrica e sociométrica, que utilizou também a abordagem quantitativa e a estatística descritiva. Foram analisados 23 artigos publicados no período. Concluiu-se que este tema não atingiu sua maturidade; existe forte centralidade dos atores; as publicações de dois ou mais autores são predominantes. Carrieri, A. de P. e Motta, S. L. S. são os autores mais profícuos; Kotler, P. é o autor mais citado; e as pesquisas quantitativas e qualitativas se destacam na mesma proporção, entre as qualitativas predominam os estudos bibliográficos, exploratórios e de estudo de caso como tipologias preferidas pelos pesquisadores.

Palavras-chave


Marketing verde; Análise bibliométrica; Análise sociométrica.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e2201487-112

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.