RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POR MEIO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES: UM ESTUDO NAS 100 MAIORES EMPRESAS DE SANTA CATARINA.

Anastácia Rosa Portella, Monique Cristiane de Oliveira, Denize Demarche Minatti Ferreira, José Alonso Borba

Resumo


As mudanças ocorridas no cenário mundial e a constante reflexão da sociedade, sobre as atividades econômicas realizadas de maneira prejudicial ao meio ambiente, deram espaço para que a questão da responsabilidade socioambiental entrasse em cena no contexto organizacional. Outro fator preponderante na adaptação das empresas a novos conceitos e padrões foi a pressão exercida pelos órgãos reguladores e investidores. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a frequência com que as empresas apresentam nas dimensões de planejamento estratégico – missão, visão e valores – indícios de responsabilidade socioambiental. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa da área das ciências sociais aplicadas, e têm como amostra as 100 maiores empresas de Santa Catarina. Os resultados obtidos demonstram que 48 empresas apresentam indícios de responsabilidade socioambiental em sua missão, visão e valores. Os setores que mais se destacaram são: o Têxtil e Confecções com seis empresas, e o de Energia que conta com quatro empresas que demonstram algum aspecto relacionado à responsabilidade socioambiental. No setor de Comércio – Atacado e Varejo – apenas uma apresentou algum termo relacionado ao conteúdo estudado.


Palavras-chave


Responsabilidade Socioambiental; Desenvolvimento Sustentável; Meio ambiente, Santa Catarina.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e12015217-241

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.