DIAGNÓSTICO DO ABASTECIMENTO E CONSUMO DE ÁGUA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO EM DUAS ÁREAS RESIDENCIAIS NO ESTADO DO PARÁ.

Daniella Maia, Lindemberg Lima Fernandes, Luiza Girard Teixeira

Resumo


Foi realizado um estudo em áreas residenciais nas cidades de Santarém e Belém, localizadas no estado do Pará-Brasil, o qual teve como objetivo avaliar o abastecimento e consumo de água na percepção do usuário. Dessa forma foram avaliados os seguintes pontos: preço pago pelo serviço, pressão, qualidade da água, fornecimento, utilização de água envasada e tarifa.  Este estudo foi realizado com a coleta de dados obtidos com a aplicação de questionários com perguntas fechadas aos usuários do bairro do Aeroporto Velho, na cidade de Santarém-Pa (Área-01) e no Conjunto Mendara, no Bairro da Marambaia em Belém-Pa (Área-02). Em relação às características do abastecimento, a qualidade da água foi considerada como aceitável (82% na Área-01 e 60% na Área-02), a pressão como razoável, o abastecimento com falhas no fornecimento na Área do Aeroporto Velho (84%) e de forma contínua no Conjunto Mendara (Área-02), além do preço que foi considerado como aceitável pelos consumidores de ambas as áreas. Assim, a metodologia de avaliação do sistema a partir da percepção do usuário, mostrou-se ferramenta importante para a gestão e sustentabilidade do sistema.


Palavras-chave


Sistema de abastecimento de água, Percepção, Usuário, Diagnóstico.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015105-115

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.