PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO JUNTO AOS DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA IES NO ESTADO DA PARAÍBA

José Ribamar Marques de Carvalho, Ireneide Gomes de Abreu, Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho, Mônica Maria Pereira da Silva

Resumo


As dificuldades que se colocam para a concepção da educação ambiental, só podem ser conhecidas na medida em que se traz para a reflexão a problematização de temas que devem ser considerados em sua complexidade e que ultrapassam o âmbito teórico e metodológico de uma única disciplina ou área específica. Dentro desse contexto, o objetivo que norteou esse estudo foi analisar qual é a percepção dos discentes do Curso de Pós-Graduação em Contabilidade, Controladoria e Finanças da Escola de Negócios da Paraíba em relação à Educação Ambiental. Para tanto, fez-se o uso da pesquisa qualitativa e do tipo exploratória, por meio de aplicação de entrevista semi-estruturada a partir de questões abertas e fechadas. As constatações reveladas demonstram a necessidade de que as instituições de ensino devem se sensibilizar e se organizar no sentido de pensar o seu projeto político pedagógico adequado ao momento histórico, discutindo o significado e a importância da educação ambiental. Ao mesmo tempo, em que o fazer pedagógico do educador ambiental pode contribuir na busca pela construção de uma sociedade sustentável, requerendo compromisso, reflexão e interação com a problemática ambiental.


Palavras-chave


Percepção Discente. Educação Ambiental. IES Privada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015234-253

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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