AVALIANDO COMPORTAMENTO AMBIENTAL DE CLIENTES DE PIZZARIAS UTILIZANDO O MODELO VAPERCOM

José Henrique de Oliveira, Loreni Teresinha Brandalise

Resumo


A finalidade deste artigo é avaliar o comportamento ambiental de clientes de pizzarias utilizando o modelo de apoio à gestão organizacional intitulado Vapercom, proposto por Brandalise (2006). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, qualitativa e descritiva, aplicada a 224 universitários matriculados nos diversos cursos do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC no município de Foz do Iguaçu, selecionados aleatoriamente em junho de 2014. Quanto a Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV), o produto proposto possui forte característica ecologicamente correta nas etapas processo de produção, utilização, pós-utilização, matéria prima e descarte. O resultado da aplicação do modelo apontou elementos que identificaram os aspectos ambientais considerados no processo de decisão de compra do consumidor e revelou que a preocupação do cliente nas etapas da ACV são inferiores às características ecologicamente corretas apresentadas pelo produto. Essas informações contribuem para nortear as ações empresariais através de ajustes no processo produtivo, incremento ou criação de novos produtos cuja demanda depende da difusão da percepção ecológica.


Palavras-chave


Variável ambiental; ACV; Comportamento do consumidor; Percepção

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016200-226

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.