INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA APA DE POUSO ALTO

Júlio Cesar Spindola Itacaramby, Jairo Afonso Henkes

Resumo


Trabalho voltado para a apresentação da metodologia do Barômetro da Sustentabilidade como indicador de sustentabilidade para a gestão da unidade de conservação APA de Pouso Alto, localizada na região da Chapada dos Veadeiros. No trabalho é mostrado o contexto de criação da UC, assim como a criação e homologação do seu respectivo plano de manejo. A proposta de implementar a metodologia do Barômetro de Sustentabilidade visa otimizar a gestão da APA, através de um mecanismo de avaliação e monitoramento que venha embasar as ações e políticas públicas na região, assim como auxiliar na revisão quinquenal do plano de manejo. O Barômetro de Sustentabilidade foi escolhido como proposta para solução para atingir a sustentabilidade na APA por trazer componentes de aferição do bem-estar humano e bem-estar do ecossistema. Verifica-se que é uma metodologia de simples aplicação, uma vez que já pode ser aplicada em diversas escalas, desde a avaliação do Brasil, de estados, bacias hidrográficas e municípios. O seu maior desafio seria a vontade política de aplicação pelo órgão gestor da APA, de modo que uma possível solução seria a construção de um projeto em parcerias com ONGs da área ambiental.


Palavras-chave


Indicadores de sustentabilidade. Unidade de Conservação. Área de Proteção Ambiental. Gestão. Barômetro da Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016763-784

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.