EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UM DIÁLOGO CONCEITUAL

Luana Mayra Nunes Conrado, Victor Hugo da Silva

Resumo


Em nosso cotidiano estamos sujeitos aos mais diversos problemas ambientais, tais como as enchentes, a produção excessiva de lixo, o desmatamento, entre outros. Acreditando na ação transformadora de uma educação mais libertária e renovadora, o presente trabalho faz um diálogo entre a Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. O trabalho contempla a literatura referente à Educação Ambiental, em todo seu processo histórico, tanto no cenário internacional como no nacional, e a interdisciplinaridade como um nível de interação de disciplinas que busca transformar o ensino tão fragmentado atualmente, numa maneira mais dinâmica voltada para a totalidade. A metodologia do trabalho consistiu na leitura de referenciais teóricos acerca do tema, suas legislações, seus históricos e sua importância para uma educação mais humanizada. O resultado obtido através das leituras mostra que com planejamento, com práticas que envolvam pensamentos mais coletivos e com reflexões acerca de projetos de Educação Ambiental é possível formar cidadãos mais conscientes e críticos de sua situação e de suas ações no mundo.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; Humanização.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017651-665

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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