ARBORIZAÇÃO X EA NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CANTO DO BURITI - PI: ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA NA VISÃO DOCENTE E DISCENTE

Lorran André Moraes, Nívea Maria Macedo de Aguiar, Maria de Fátima Veras, Leilson Alves dos santos

Resumo


A arborização em escolas é de fundamental importância tanto para proporcionar melhorias no ambiente de estudo, quanto para conscientizar os alunos da importância da preservação ambiental. O presente trabalho propôs levantar quali-quantitativamente a arborização das escolas estaduais no município de Canto do Buriti–PI, bem como avaliar o conhecimento que os estudantes e professores têm a respeito da arborização escolar, analisando ainda o grau de conhecimento dos mesmos sobre Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e de campo, sobre informações do objeto de estudo. Os alunos e professores das escolas responderam a um questionário semi-estruturado, contendo algumas indagações. Em seguida foram identificadas as árvores presentes em cada escola. Constatamos que a vegetação das escolas é composta por 23 indivíduos, as espécies identificadas ficaram distribuídas em 6 famílias, 6 gêneros e 6 espécies. Nesta pesquisa, grande parte dos alunos das escolas mostra não ter conhecimento satisfatório em relação à Arborização Escolar e Educação Ambiental, embora um pequeno número de adolescentes evidencie, de forma significativa, um bom nível de conhecimento. Desta maneira, faz-se indispensável à implantação de medidas educativas como campanhas de conscientização Ambiental, bem como, perspectivas de realização de medidas interventivas de divulgação, como palestras.

 


Palavras-chave


Escolas Estaduais, arborização escolar, Educação Ambiental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e1201999-126

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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