ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE GREENWASHING EM MUNICÍPIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Tainara Luana Schmidt Steffler, Alexandre Couto Rodrigues, Caroline Schutz Wendling

Resumo


O marketing ambiental é uma estratégia para facilitar a divulgação e comercialização de um determinado produto ou serviço, porém diminuindo os impactos negativos causados ao meio ambiente. Entretanto, com o marketing ambiental surgiu o greenwashing, uma prática realizada com o intuito de adulterar a sustentabilidade ambiental através de rótulos que estampam uma imagem ambiental aparentemente correta, mas que na verdade não condizem com a realidade de fato. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma pesquisa sobre o greenwashing, com consumidores de um município de pequeno porte do estado do Rio Grande do Sul. Através de fundamentação bibliográfica foi adotada uma abordagem quantitativa, onde foi elaborado um questionário para a coleta de dados quanto à postura da população em relação às práticas do greenwashing. Para a busca e análise destas informações o local escolhido foi o município de Tenente Portela, onde é possível identificar que 56% dos participantes da pesquisa não tem conhecimento sobre o tema abordado. Para que as informações necessárias de linguagem acessível ao público em geral cheguem até o consumidor, foi elaborado e distribuído um folder informativo esclarecendo os conceitos norteadores do greenwashing.


Palavras-chave


Marketing Ambiental; Marketing verde; Produto verde; Rotulagem ambiental; Gestão ambiental

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e42019250-266

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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