EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO NOS TERCEIROS ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO/RS

Annette Loren da Silva Mezera, Mari Eldionara Rosa Machado, Jaqueline Silinske

Resumo


Os questionamentos das consequências das ações humanas para o meio ambiente são cada vez mais importantes, uma vez que muitos dos problemas ambientais podem ser evitados ou minimizados pela adoção de atitudes corretas. Nesse sentido, a escola é um dos principais influenciadores de mudança da conduta e na conscientização ambiental de cada indivíduo. Por isso, este estudo analisou o trabalho de Educação Ambiental realizado dentro dos terceiros anos das escolas públicas da cidade de Santana do Livramento, uma vez que este é um período em que os alunos estão despedindo-se da escola e buscou-se saber se eles estão levando uma carga de consciência ambiental adquirida dentro do ambiente escolar para a vida adulta. Este estudo foi realizado através de uma pesquisa de abordagem quantitativa, de método survey e caráter descritivo, com aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas em alunos dos terceiros anos do turno da manhã de seis escolas públicas. A análise dos dados ocorreu por meio de tabulação com o uso do programa Excel e os dados foram gerados através do programa SPSS. Os resultados mostraram que a maior parte dos alunos possuem conhecimento e interesse sobre o tema, considerando essa base escolar fundamental para sua conscientização. No entanto, percebeu-se que os discentes sentem necessidade de atividades mais práticas e dinâmicas voltadas à educação ambiental.

Palavras-chave


Educação ambiental; Escolas públicas; Meio ambiente

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019365-387

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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