CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO DE AQUICULTURA ORNAMENTAL E AQUARIOFILIA NO RIO GRANDE DO NORTE

Camila Fernanda Almeida de Faria, Cibele Soares Pontes, Karina Ribeiro, Paulo Mário Carvalho de Faria

Resumo


A expansão do aquarismo no Brasil tem impulsionado o desenvolvimento do setor de aquicultura ornamental, extrativismo e comércio de animais e produtos. Para tanto, é fundamental que haja uma identificação desse mercado, indicando o volume produzido e comercializado além de sua caracterização. Foram aplicados formulários entre produtores, lojistas, revendedores e distribuidores do Rio Grande do Norte com perguntas relativas ao perfil de mercado, produção, comercialização e legalização de suas atividades. Ao todo foram identificados 41 envolvidos na cadeia produtiva sendo a maioria produtores ou lojistas de pequeno porte. Os dados apresentados podem subsidiar políticas públicas de fomento, controle e fiscalização da atividade tornando a aquariofilia uma atividade sustentável e fortalecida nos diferentes elos da cadeia produtiva.


Palavras-chave


aquicultura ornamental; pequeno produtor; agronegócio

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019203-215

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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