ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE EM REDES HOTELEIRAS

Samara da Silva Neiva, Jairo Afonso Henkes, Jéssica de Souza Mauro, André Borchardt Deggau, Stephane Louise Boca Santa, Giovanna Hansen Ghisleni, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Resumo


Com o aumento do turismo como forma de lazer, a indústria hoteleira passou a ser de grande importância para as questões ambientais e começou a adotar práticas verdes como diferencial. Este artigo tem por objetivo analisar como o marketing verde está sendo utilizado nas redes hoteleiras para atrair clientes, e como as mesmas impactam e influencia na tomada de decisão dos consumidores. As práticas hoteleiras podem ser adaptadas à escolha da região, tipos de clientes, missão e visão do hotel e o impacto que o mesmo quer ter sobre a comunidade que está inserido, como por exemplo com a escolha adequada dos materiais, tanto para a construção do edifício como para sua manutenção, reduzindo o consumo de energia e demais recursos básicos, treinamento de funcionários e serviços oferecidos aos clientes

Palavras-chave


Marketing verde; Redes Hoteleira; Sustentabilidade; Comportamento do Consumidor

Texto completo:

PDF/A (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e12019445-471

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.