APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS ENTRE EDUCOMUNICAÇÃO, GOVERNANÇA E CAPITAL COMUNICACIONAL NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA AMBIENTAL

Luzia Klunk, Jane Márcia Mazzarino, Luciana Turatti

Resumo


Os estudos sobre os conceitos de educomunicação, governança e capital comunicacional socioambientais apontam que estas três vertentes confluem como mediadores da construção da cidadania ambiental em processos decorrentes da participação pública. O objetivo deste artigo é analisar aproximações e distanciamentos desses conceitos. O método utilizado é a pesquisa bibliográfica que consistiu na análise dos elementos conceituais dos temas. Como resultado evidenciaram-se aproximações acerca da necessidade do dialogismo coletivo e provocador de um processo de aprendizagem para a construção da cidadania ambiental, sendo o enfoque da educomunicação o pedagógico, o da governança o político e o do capital comunicacional o social.

 


Palavras-chave


Educomunicação. Governança. Capital comunicacional. Cidadania ambiental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e42018184-205

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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