A GESTÃO E A TOXICIDADE DOS RESÍDUOS LÍQUIDOS EM EMPRESAS DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA

Adir Silvério Cembranel, Renan Eliézer Heckler, Wagner de Aguiar, Jairo Afonso Henkes

Resumo


Os óleos lubrificantes usados ou contaminados (OLUC) são os principais resíduos gerados no setor de reparação automotiva, considerado perigoso por causar danos ao meio ambiente e à saúde pública. Esta pesquisa avaliou o sistema de gestão dos OLUC, a eficiência do sistema de tratamento de efluente, bem como a toxicidade do efluente tratado das empresas de reparação automotiva do município de Francisco Beltrão-PR. O estudo foi desenvolvido por meio de visitas in loco, nas quais foram avaliadas as metodologias de gestão dos OLUC e o sistema de tratamento dos efluentes, em relação às normas NBR’s 9800/1987, 12235/1992 e CONAMA 357/2005 e 430/2011. A determinação da eficiência do separador de água e óleo ocorreu por meio de análises físico-químicas do efluente tratado, como a temperatura, pH, sólidos sedimentáveis, sólidos totais e óleos e graxas. As temperaturas variaram entre 26,5 º C e 29,7 º C. O pH variou entre 3,14 e 7,49. Sólidos totais variaram entre 330 mg.L-1 e 3.306 mg.L-1. Sólidos sedimentáveis apresentaram valores inferiores a 0,5 mL.L-1 até 30 mL.L-1. Óleos e graxas, valores entre 22,0 mg.L-1 e superiores a 500.000 mg.L-1. O teste de toxicidade foi realizado utilizando bioindicador Artemia salina, o resultado indicou que o efluente é tóxico em 90% dos casos.


Palavras-chave


Separador de Água e Óleo. Oficinas Mecânicas. Óleo Lubrificante.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e3201926-43

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.