Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Memorare?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1) Aspectos de autoria: 

a) para a seção de textos regulares serão aceitas exclusivamente contribuições cujo um(a) dos(as) autores(as) possua o título de doutor(a);

b) No caso de dossiês, as regras de autoria e coautoria serão especificadas nos textos de chamada;

c) Para resenhas e traduções, serão aceitas contribuições cujo autor ou autora tenha no minimo o título de mestre.

d) não serão aceitos textos com mais de três autores. 

2) Envio da contribuição: 

a) Os textos deverão ser submetidos pelo autor (ou autores) via plataforma;

b) O arquivo deve ser submetido (em subsituição a enviados) na forma de anexo em “doc” sem nenhuma informação referente ao(s) nome(s) do(s) autor(es). Para garantir a avaliação às cegas deve-se eliminar os dados autorais do arquivo realizando o seguinte procedimento ao salvá-lo:

Arquivo à inspecionar documento à desmarcar todas as opções exceto “Propriedades do documento e informações pessoais”. Feito isso clique em “inspecionar” e, na tela seguinte, em “Remover tudo”. Depois “reinspecionar” e, em seguida, salve o arquivo.


c)  As colaborações enviadas devem seguir rigorosamente as normas de publicação da revista, cuja referência é a ABNT.

c) o autor encarregado do envio também deve, no momento da submissão, enviar à revista um arquivo contendo nome do(s) autor(es), filiação institucional, última titulação, endereço de correspondência, telefone e e-mail.

3) Gêneros aceitos na revista:

a) artigo de pesquisa – texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo o relato de uma pesquisa empírica;

b) ensaio – texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo discussão de um problema teórico relevante ao campo em que se insere;

c) debate – texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo diálogo crítico com outro texto publicado na revista;

d) retrospectiva (estado da arte) – texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo histórico analítico e crítico de teorias, abordagens ou tradições de pesquisa (relativos ao campo textual-discursivo);

e) resenha – texto com o mínimo de 1.000 e o máximo de 1.500 palavras, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias, etc., que estejam, no máximo, há dois anos da data de publicação. A revista privilegia a avaliação da produção brasileira. Os resenhistas, em geral, são indicados pelos editores, não sendo essa, em princípio, uma categoria de livre submissão.

f) tradução -  ficará vinculada à extensão do artigo ou ensaio traduzido.

 A contagem das palavras, em todos os casos acima, inclui as referências e os anexos.

4) Categorias do texto:

a) trabalhos escritos em português devem conter resumos em inglês ou espanhol; trabalhos escritos em inglês ou espanhol devem conter resumos em português.

 

5) Formatação do texto:

 

- Título em português (negrito) e em inglês ou espanhol no início do texto em fonte Times New Roman tamanho 14, centralizado com espaçamento simples.

 - Após um espaço (de 1,5) abaixo do título deverá vir o(s) nome(s) do(s) autor(es) em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhado à direita. Caso haja mais de um autor, o espaçamento entre os dois nomes deverá ser simples.

Observação: no documento submetido à revista não deverá constar nenhuma identificação do(s) autor(res). Tal identificação deverá ser feita em um documento suplementar em word a ser submetido como documento suplementar no portal da revista, conforme explicitado no item 2, letra c).

- Após um espaço (de 1,5) abaixo dos nomes deverá vir o resumo em português em fonte Times New Roman fonte 10, texto justificado, contendo de 100 a 150 palavras e, após um espaço (de 1,5) o título em negrito “Palavras-chave:” seguido de 3 palavras-chave iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto. Um espaço (de 1,5) abaixo,  o mesmo resumo e palavras-chaves em inglês ou espanhol com a mesma formatação.

- Os títulos das seções deverão ser escritos em fonte 12, posicionados à esquerda, em negrito e numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Os subtítulos deverão seguir as mesmas indicações, porém sendo numerados de acordo com os números das seções principais (ex: 1.1, 1.2; 2.1, 2.1, etc). O primeiro título deverá vir dois espaços (de 1,5) abaixo do resumo.

- Deverá ser deixado um espaço (de 1,5) entre o final de um título e o início de outro e o mesmo espaço entre o título e o início do corpo do texto.

- Corpo do texto utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5; justificado, margens superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2cm.

- Os parágrafos deverão ter o recuo de 1cm.

- As citações longas devem ser inseridas destacadas do texto, em fonte Times New Roman, tamanho 10; espaçamento simples, com recuo esquerdo de 4cm a partir da margem e justificado.

 - anexo(s) a critério do autor.

- As referências devem vir ao final do texto, digitadas em espaçamento simples, alinhadas à esquerda, sob o título REFERÊNCIAS, em fonte Times New Roman, negrito, tamanho 12, sem numeração. As referências devem estar de acordo com as normas ABNT, conforme os exemplos abaixo:

 

ANDERSON, C. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. São Paulo: Campus, 2006.

 

CARLOS, C. S. Em tempo real: Lost, 24 horas, Sex and the City e o impacto das novas séries de TV. São Paulo: Alameda, 2006.

 

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.

 

- Os quadros, tabelas e figuras (gráficos, fotos, mapas, gravuras, organogramas, fluxogramas, frames ou outro esquema ilustrativo) devem ser apresentados no corpo do texto em formato .JPG com resolução mínima de 600 pixels. Acima da figura deve vir o título (ex: Figura 1: descrição) e abaixo, à esquerda, a fonte (ex: Fonte: CAMPOS, 2006), todos em fonte Times New Roman tamanho 10.

Pede-se atenção especial dos autores para que verifiquem se as referências citadas no corpo do trabalho (chamadas) estão apresentadas na lista final e vice-versa.

 

6) Dados postais:

Revista Memorare

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Grupep - Arqueologia

Universidade do Sul de Santa Catarina

A/C: Comissão Editorial

Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon

Tubarão, Santa Catarina, Brasil

Caixa Postal 370 - CEP 88704-900

Fone: (48) 3621- 3369

E-mail: revista.memorare@unisul.br 

Site: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/memorare_grupep

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e não possui nenhuma informação referente ao(s) nome(s) do(s) autor(es).

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O documento suplementar com as informações sobre os autores (nome, filiação institucional e e-mail) foi submetido como documento suplementar.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.