Uso das ferramentas do ambiente virtual de ensino e aprendizagem: um estudo de caso do curso técnico em administração do IFBAIANO do polo de Remanso

Érica Cristiane Brito Almeida Dias, Dulce Márcia Cruz

Resumo


Este estudo tem como principal objetivo investigar como os alunos do polo de Remanso utilizavam e avaliavam as ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do Curso Técnico em Administração do IFBAIANO, na modalidade a distância. A pesquisa fez um estudo do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração na modalidade de Educação a Distância. Após a visualização do resumo total do número de acessos dos alunos ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), do Portal Educacional da EaD do Instituto Federal do Paraná – IFPR, foi elaborado um questionário no Google Drive, composto por perguntas abertas e fechadas, e encaminhado por email aos 26 alunos matriculados no curso. A partir dos resultados da pesquisa bibliográfica e dos fundamentos teóricos, foi definido o perfil midiático dos alunos respondentes e sua percepção a respeito da utilização das ferramentas do AVEA no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que a turma era equilibrada por gêneros, que a maioria tinha apenas o Ensino Médio, mas que também era formada por graduados e pós-graduados. As ferramentas do AVEA eram utilizadas semanalmente pela maioria dos alunos, mais para consulta, depois para interação, seguidas pelas ferramentas de postagem. Os alunos consideraram as ferramentas fundamentais para a sua inclusão no curso e no processo ensino-aprendizagem, facilitando a construção do conhecimento. Como conclusão, enfatizamos que as mídias promovem a mediação no processo de ensino-aprendizagem através da interatividade e da produção compartilhada de conhecimentos, gerando, assim, autonomia.

Palavras-chave


Educação a Distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Ferramentas de Comunicação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v2e420154-16

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