Patrimônio e cidadania: a educação patrimonial nas escolas e a formação cidadã

Juliano Bitencourt Campos, Marcos César Pereira Santos, Marlon Borges Pestana, Josiel dos Santos, Carlos dos Passos Paulo Matias

Resumo


Este artigo parte de reflexões desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território; Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimtz-LAPIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que delineiam e direcionam as ações de educação patrimonial desenvolvidas junto as comunidades escolares locais no marco do projeto de pesquisa Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM). Procura-se dar ênfase ao desafio entrelaçado entre teoria-prática-cidadania, quando se percebe que as instituições formais de educação estão solícitas para a socialização do conhecimento arqueológico na construção de um cidadão mais consciente, com conhecimentos mais abrangentes e socialmente mais justos.

Palavras-chave


Educação. Educação Patrimonial; Conhecimento; Cidadania.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v3e1201695-113

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Direitos autorais 2016 Juliano Bitencourt Campos, Marcos César Pereira Santos, Marlon Borges Pestana, Josiel dos Santos, Carlos dos Passos Paulo Matias

Revista Memorare, Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2358-0593.

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