A função do personagem central em um infográfico educativo

Richard Perassi Luiz de Sousa, Maria Lúcia Correa Neves

Resumo


Este texto enfoca a função didática da representação humana em um personagem de infográfico educativo, cujo objeto da mensagem audiovisual não é diretamente observável, por tratar de ideias, processo de conhecimento e plano de atuação. O estudo é pertinente ao campo de gestão do conhecimento e, mais especificamente, sobre a contribuição da mídia ao conhecimento. Primeiramente, entre outros conceitos e arranjos teóricos, considera-se o conceito de “ambiguidade”, porque o conhecimento sobre objetos ou fenômenos não observáveis é especialmente produzido na relação ambígua entre o que é tangível ou denotativamente representado na mídia e o conteúdo intangível da mensagem planejada. Realiza-se a descrição de mensagem audiovisual, composta como infográfico informativo-educativo, assistida na página de entrada do website de uma organização catarinense intensiva em conhecimento (OIC). Em seguida, faz-se a discussão sobre a função didática do personagem central “Lucas” na comunicação educativa proposta no infográfico audiovisual. Além da função do personagem, os resultados apresentados também enfatizam o potencial didático da planificação geométrico-figurativa animada nos processos de comunicação educativa.

Palavras-chave


Didatismo da imagem; animação audiovisual; mídia gráfica; gestão do conhecimento; design de informação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v3e3201621-36

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Richard Perassi Luiz de Sousa, Maria Lúcia Correa Neves

Revista Memorare, Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2358-0593.

  Licença Creative Commons
Revista Memorare de Revista Memorare está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.