Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão e Objetivos

A Revista Cadernos Acadêmicos é uma Publicação Contínua da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul e tem como missão divulgar a produção científica produzida por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do Brasil e do exterior, selecionada com base na qualidade e na contribuição para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento.

Trata-se de uma continuação da Revista Cadernos Acadêmicos (Unisul), publicada pela Universidade entre os anos de 2008 e 2015.

O conteúdo e a qualidade dos artigos é de responsabilidade dos seus autores e não necessariamente expressam o ponto de vista do Conselho Editorial.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Casos de Ensino

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos publicados na Revista Cadernos Acadêmicos são originais e inéditos, passam por um processo de análise e aprovação por parte de sua Comissão Editorial (Conselho Editorial e Consultores Ad hoc).

Para o processo de avaliação por pares, o Conselho Editorial Científico definiu os seguintes critérios:

  • Introdução (contextualização e objetivos).
  • Referencial Teórico (apresenta autores de relevância e fontes de pesquisa como - anais de congresso, revistas científicas, periódicos, etc) nacionais e internacionais.
  • Procedimentos Metodológicos (foram conduzidos de maneira a atingir os objetivos do trabalho).
  • Síntese dos Resultados (principais resultados alcançados com a pesquisa demonstram relevância e contribuição científica).
  • Qualidade da redação.
  • O trabalho possui originalidade, interesse cientifico ou acadêmico.
  • Conclusões e alcance dos objetivos.

1 Os artigos e trabalhos para divulgação são avaliados por pelo menos dois Avaliadores ad hoc, através do sistema blind review, e ainda, no mesmo sistema, são submetidos à apreciação de pelo menos dois membros do Conselho Editorial. Dessa forma, fica garantido o sistema de double blind review, não sendo conhecidos os autores dos trabalhos em nenhuma fase da avaliação.

2 Os trabalhos são analisados quanto a profundidade e a clareza das ideias apresentadas, bem como à acessibilidade aos leitores - professores, executivos e estudantes.

3. As opiniões emitidas pelos autores do artigo são de sua exclusiva responsabilidade.

4. Os textos, em estilo claro e conciso, deverão estar redigidos em português, inglês ou espanhol.

5 A Revista Cadernos Acadêmicos não cobra taxas para submissão e/ou processamento e/ou publicação dos artigos.

 

Periodicidade

Os Cadernos Acadêmicos terão publicação contínua.

Seções: Artigos e Casos de Ensino.

Na seção Artigos serão publicados trabalhos de autores nacionais e estrangeiros submetidos e aprovados por seu Conselho Editorial dentro dos prazos estabelecidos e na forma da regulamentação de publicação dos Cadernos.

Na seção Casos de Ensino serão publicados trabalhos de autores nacionais e estrangeiros submetidos e aprovados por seu Conselho Editorial dentro dos prazos estabelecidos e na forma da regulamentação de publicação dos Cadernos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexação

A revista Cadernos Acadêmicos é indexada por:

Revistas do SEER (Ibict)

Repositório Científico Aberto de Portugal