O diálogo entre o exame nacional de desempenho dos estudantes e as práticas pedagógicas nos cursos da saúde

Alzira Isabel Rosa, Flávia Wagner, Ilse Lisiane Viertel Vieira, Jacqueline Marlene Gil Lucio, Priscila Mantovani Nocetti Ribeiro, Raquel Stela de Sá

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar as ações que a Universidade do Sul de Santa Catarina desenvolveu a partir da análise dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes de 2007, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sobre o desempenho dos Cursos de: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Unisul. Optou-se pela metodologia participativa, que envolveu gestores, professores e estudantes, para realizar análise, discussões e tomada de decisões. A partir da análise qualitativa dos relatórios desenvolveu-se as seguintes ações: a) incentivo a leitura; b) fortalecimento de projetos integradores; c) ampliação da oferta do programa de formação continuada docente; d) orientações para elaboração de provas; e e) avaliação por resolução de problemas. Os resultados mostram que o desenvolvimento destas ações intensificou o debate sobre a política de avaliação externa, o aperfeiçoamento de práticas educacionais, e a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos.

Palavras-chave


ENADE; Área da saúde; Práticas pedagógicas

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