v. 15, n. 27 (2021)

O dossiê Escrita e Leitura no contexto escolar: diálogos múltiplos apresenta artigos de pesquisadores portugueses e brasileiros sobre espaços, projetos e propostas pedagógicas que objetivam um encontro profícuo das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita naquele contexto. Nesse sentido, para além de reflexões e abordagens teóricas, os artigos selecionados resultam de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, mas que lançam luz sobre os atos de ler e escrever na escola, incluindo ainda discussões sobre a educação literária e análises de documentos oficiais, do Brasil e de Portugal, sobretudo no que se refere a diretrizes e orientações para a formação de leitores literários ou, ainda, sobre a importância do ensino e da aprendizagem da oralidade. Sendo assim, são estudos que se propõem a ver a escola com uma visão mais humanizadora e humanizada, vislumbrando uma educação que seja capaz de formar crianças e jovens que atuem como protagonistas na sociedade, com possiblidades reais de serem ouvidos, lidos e compreendidos.

Sumário

Editorial

Editorial PDF/A
  1

Apresentação

ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGOS MÚLTIPLOS PDF/A
Ângela Balça, Chirley Domingues, Paulo Lampreia Costa 2-4

Dossiê Temático

AINDA A DISCUTIR O CÂNONE? VOZES SOBRE/DE ESCRITORES PDF/A
Paulo Lampreia Costa 5-18
ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA: UMA RELAÇÃO DESIGUAL NA ESCOLA PDF/A
Ângela Balça 19-31
PERCURSOS DE ESCRITA CRIADORA PARA UMA PEDAGOGIA DA BELEZA (pela mão de Matilde Rosa Araújo) PDF/A
Lúcia Maria Barros 32-53
OS DOCUMENTOS COMPLEMENTARES AOS ACERVOS DO PNBE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS QUE TANGEM AO LIVRO DE IMAGEM PDF/A
Maria Laura Pozzobon Spengler, Eliane Santana Dias Debus 54-72
CONTOS TRADICIONAIS DOS PAÍSES LUSÓFONOS – UMA EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PDF/A
Ana Catarina Dias, Maria da Natividade Carvalho Pires 73-92
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA INFÂNCIA E PROMOÇÃO DE VALORES: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO 4º ANO DO ENSINO BÁSICO NUMA ESCOLA PORTUGUESA PDF/A
Fernando Azevedo 93-111
AÇÃO EDUCATIVO-PEDAGÓGICA COM OS LIVROS NO GRUPO DE BEBÊS: POTÊNCIA E ENCANTAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF/A
Fernanda Gonçalves 112-129
O “AFFAIRE MARLON BUNDO” OU O PODER DA IDEOLOGIA NA LITERATURA INFANTIL PDF/A
Ana Maria Machado 130-146
FORMAÇÃO DE LEITORES NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO CARRO-BIBLIOTECA DA UFOP PDF/A
Hércules Tolêdo Corrêa, Elton Ferreira de Mattos 147-165

Artigos de Demanda Contínua

NOTAS SOBRE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ARTES COMO ESPAÇO DO POSSÍVEL PDF/A
Alex Sander da Silva, Aurélia Regina de Souza Honorato 166-178
AS CLASSES SECUNDÁRIAS EXPERIMENTAIS PELAS MEMÓRIAS DA IRMÃ MARIA LUIZA DE SION (1959-1962) PDF/A
Iasmin Emi Ferreira Fukushima, Norberto Dallabrida 179-193
PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO SOBRE OS MICROSSISTEMAS FAMÍLIA, ESCOLA E INSTITUIÇÃO PDF/A
Hardalla Santos do Valle, Narjara Mendes Garcia 194-210
CUIDADOS E DESCUIDOS COM A CRIANÇA E A INFÂNCIA NA OBRA DE CHICO BUARQUE PDF/A
Ana Maria Monte Coelho Frota, Ângela de Alencar Araripe Pinheiro, Laisa Forte Cavalcante 211-234